Oração

Oração
Lectio Divina

quarta-feira, 2 de novembro de 2011


http://img.cancaonova.com/noticias/noticia/250301.jpg



FACULDADE DEHONIANA
Aluno: Rodolfo Muniz Leal nº 3012111
Curso: Convalidação em Teologia
Disciplina: Pneumatologia
Moltmann, Jürgen. A FONTE DA VIDA. In O Espírito Santo e a Teologia da vida. Fórum com o título: Conflito entre Espírito e carne.

NOÇÃO DE ESPÍRITO E CARNE NA COMPREENSÃO PAULINA
Para uma noção adequada de Espírito e Carne nos registros paulinos, lembremos que São Paulo tem a compreensão de história mundial dividida em eras cósmicas. A era cósmica do pecado e da morte é suplantada com a chegada da era cósmica de Justiça e da vida eterna. O tempo parece designar a era escatológica que na bíblia designa-se “os últimos dias”, inaugurada pela morte e ressurreição de Jesus.
Para Paulo Espírito é uma diva animada pelo Espírito Vital de Deus e carne é uma vida desanimada e apática marcada pela doença para a morte. Ambas as vezes ele se refere a uma existência completa com corpo, alma e espírito.
Não desprezemos o corpo em detrimento do espírito. Não fujamos do mundo como se pudéssemos desistir dele. Não somos libertos do corpo, mas somos eternamente vivificados com ele. Não somos redimidos deste mundo, mas ele acompanha a nossa redenção. A luz da ressurreição de Cristo já vemos o contorno da “nova terra” (Ap 21,1), na qual cantaremos à eterna alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário